segunda-feira, 5 de março de 2007

Emoções Primárias



As emoções primárias são as emoções experienciadas na infância, e ligadas ao comportamento animal.
Existe em cada individuo um mecanismo básico predestinado á nascença que, mediante certos estímulos do meio, produz um padrão específico de reacção do corpo, sem que haja necessidade de avaliação mental. Poderá então dizer-se que estamos programados para reagir com uma emoção de modo pré-organizado, quando determinadas características dos estímulos são detectadas.
Essas características, provindas do estímulo sensorial, vão ser processados viajando através do sistema nervoso periférico até ao sistema nervoso central. Ao passarem pela zona do tronco cerebral, os estímulos são direccionados para o córtex cerebral pelo tálamo, segundo a área a que correspondem. A informação atravessa o Giro do Cíngulo chegando por fim ao hipocampo e sendo detectada pela amígdala. Os circuitos neuronais da amígdala possuem uma representação de disposições que desencadeia a activação de um estado do corpo característico da emoção a que correspondem as características do estímulo.
É realmente emocionante descobrir tudo o que se passa aqui dentro, quando se desenvolve uma emoção!

1 comentário:

Anónimo disse...

eu por acaso tenho o prazer de comentar 1º este blog. vim só pa te dizer k este blog até importante para nós seres humanos porque isto fala sobretudo do nosso comportamento fce a diversas situações k ocorrem no nosso dia a dia. E mais, queria dizer k este blog ajudou me imenso na minha preparação para o meu teste de psicologia, isto por tinha uma certa dúvida em relação a emoções primárias e secundárias. no meu livro fala disso e pode-se dizer k tem pouca coisa sobre e k a professora afirmou k esta parte da matéria é fácil, mas na verdade e na minha opinião, isso tem um pouco mais k se lhe diga! Parabéns pelo blog e continua assim.!

PS: tens aqui o meu mail se quiseres dizer algo em sinal de agradecimento: tony_santos90@hotmail.com. Ah e ja agora, bjx :P